segunda-feira, 22 de abril de 2013

SOBRAL: HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

Igreja paroquial

Cruzeiro do Sobral
 
Procissão de N. S. da Piedade
Como vivo no Sobral, decidi falar sobre o que existe de património cá na terra.
O Sobral é a maior freguesia do concelho de Mortágua, em extensão, e uma das mais populosas. As pessoas dizem que o nome se deve ao facto de antigamente existir um grande número de sobreiros, em toda a freguesia. Ainda hoje, o Sobral tem uma grande área florestal, que é um dos meios de subsistência de muitas famílias, assim como a agricultura.
Durante a Idade Média, as terras pertenciam à Coroa e há documentos que comprovam que a povoação do Sobral, na primeira metade do século XIII, pertencia a D. Dulce, mulher do rei D. Sancho I. Era também uma zona com muitos frades.
No que diz respeito ao património, existe a Igreja Paroquial, consagrada a S. Miguel. É um edifício elegante, com uma fachada muito recortada e tem uma torre à esquerda. Está dividida em três secções e tem uma cúpula nna nave principal. Podemos também ver um pequeno óculo (uma janela com várias lentes, para se ver ao longe). Ao entrarmos no interior da igreja, o que mais se destaca é o dourado, dando a sensação que é tudo feito de ouro - a talha dourada. Apresenta também muitas imagens bíblicas.
No Sobral existe uma festa anual em honra da Nossa Senhora da Piedade, que é a padroeira da terra. As pessoas vão numa procissão, sempre a acompanhar a imagem da Santa, que é carregada por quatro pessoas, num andor. A Santa leva um manto coberto com notas e a procissão percorre as ruas principais do Sobral. É também nesta altura que muitas pessoas pagam as promessas feitas a Nossa Senhora da Piedade.
Ao longo das estradas, também se veem muitas capelinhas decoradas com velas dedicadas sempre à Santa Padroeira.
No Santuário de Nossa Senhora do Bom Sucesso existe uma capela, localizada ao lado da Igreja Paroquial e um cruzeiro (uma cruz muito alta).
Trabalho realizado por Lucas Carvalho, nº 10, 7º B, 2012-13

Sem comentários:

Enviar um comentário