segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O moinho de água de Caparrosinha e a economia local



Moinho de água – Caparrosinha: a queda de água aumenta a força motriz.
Fotógrafo: Antonio M. Jorge (15 August 2007).

O concelho de Mortágua situa-se numa região com muitos cursos de água, aproveitados para movimentar os nossos tradicionais moinhos.
    Em Caparrosinha e Caparrosa, duas povoações que pertencem à freguesia de Marmeleira, havia oito moinhos mas foram-se arruinando e, arrastados pelas cheias, desapareceram. Os moinhos guardam histórias dos nossos trisavô e bisavô, que exerceram a profissão de moleiro. Hoje existe um que ainda está a funcionar, herdou-o a nossa prima, Hermínia. Estivemos no moinho e dela ouvimos parte do nosso passado e registámos algumas das suas lembranças.
    É um moinho de rodízio, tem aproximadamente 150 anos e a pedra das paredes é a lousa. Tem duas mós de granito à entrada e outra pronta a trabalhar, dentro do moinho.
    Durante muitos e muitos anos, a atividade de moagem fez parte da sobrevivência da nossa população. A farinha era a base da alimentação, utilizada não só para cozer a broa, mas também na culinária e na alimentação dos animais. O moleiro andava de aldeia em aldeia com um ou dois burros a recolher as taleigas – sacos que continham uma medida de cereal; depois de moído o cereal, arrecadava a maquia – porção de farinha como pagamento do cereal que lhe davam para moer – e, com ela, sustentava a família.
    Os moinhos mostram a ligação entre o aproveitamento das águas e a atividade agrícola, destacando-se, na nossa região, o cultivo do milho.
    No moinho de Caparrosinha, pareceu-nos ouvir a chiadeira de todos os outros que por ali existiram, a funcionar!
 
Ana Pardal e Maria Miguel Vicenta, 5º B
Amigas do Património                                     

1 comentário:

  1. Paula Lobo, professora de Inglês11 de abril de 2012 às 03:39

    Muito interessante!
    Antigamente, alguns destes moinhos eram comunitários, funcionando de acordo com um horários estipulado para as famílias utilizadoras.
    Nas Laceiras existe um moinho de água que foi recuperado há uns anos.

    ResponderEliminar