sábado, 18 de fevereiro de 2012

Capela de Nossa Senhora da Piedade


     Na freguesia onde vivo, Vale de Açores, a capela de Nossa Senhora da Piedade preserva momentos importantes da história local. Para conhecê-la melhor, ouvi o senhor Armando Simões e aqui exponho as informações que consegui obter.
     É uma capela brasonada que pertencia à Casa Senhorial que foi propriedade dos Duques de Cadaval, uma ilustre família da fidalguia portuguesa. Foi construída no exterior da quinta de que faz parte, para que o povo de Vale de Açores a pudesse visitar.
     Desconhece-se o ano exato da sua construção, mas terá sido no século XIX. A planta da capela é oitavada. Na fachada principal, destaca-se o brasão dos Duques de Cadaval; a porta é encimada por um frontão interrompido, o único elemento decorativo do exterior da capela.   
     A capela sofreu algumas alterações posteriores à sua construção inicial: foi retirada uma escada interior que dava acesso a um espaço superior na parte sul e o teto octogonal foi pintado com uma cor diferente da original. Estas alterações fizeram com que a capela perdesse o valor arquitetónico para a avaliação como monumento nacional.
     Consta-se que a rainha Dona Amélia, quando passava por Mortágua, ia assistir aos atos religiosos nesta capela.

Pesquisa de Maria João Lopes – 5º B
Ano Letivo 2011-2012                                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário