sexta-feira, 2 de março de 2012

Capela na Sobrosa


     Na minha localidade de Sobrosa, freguesia de Espinho, ergue-se uma singela capelinha em  honra do Senhor dos Aflitos. Está situada na Rua do Cabecinho.
     Procurei conhecer a história desta capela, mas colocou-se-me o problema de não ter encontrado informações escritas sobre ela. Uma fonte oral contou-me que «há muitos anos atrás, um senhor chamado Álvaro Carvalhinho recorreu ao Senhor dos Aflitos quando partia para a guerra, prometendo que, se voltasse à sua terra natal, haveria de erguer uma capela em sua homenagem».
     Tenho dúvidas e preciso de resolvê-las, como quem desvenda um mistério: para que guerra iria, em grande aflição, aquele senhor? Anoto que a capela, que terá nascido daquela promessa, tem à entrada, no chão, a inscrição do ano: 1911.
     Para que esta construção não seja marginalizada e como faz parte de um dos momentos da história da minha freguesia, são bem-vindas as informações que possam chegar dela! 


Patrícia Ferreira, 5.º D
Ao letivo 2011-12

Sem comentários:

Enviar um comentário