terça-feira, 6 de março de 2012

O espigueiro do meu tio

     Os espigueiros são típicos exemplos da vida rural e a sua presença no nosso concelho está ligada à importância que a agricultura teve através dos tempos. Fazem parte do património agrícola da nossa terra. Como não podia deixar de ser, destaco o espigueiro situado ao lado da minha casa, em Vila Pouca, freguesia de Pala: é do meu tio Fernando.
     O meu tio disse-me que foi construído em 1977 e já foi restaurado. Serve para guardar e secar o milho.
     Este espigueiro, comprido e estreito, tem as paredes inclinadas. Tem uma porta numa extremidade para colocar e tirar o cereal. As paredes e a porta são feitas de ripas de madeira. Através das fendas, o interior é arejado. É coberto por telha a duas águas. Foi implantado sobre o muro da casa a que pertence e o acesso faz-se por um escadote de madeira. Assim elevado, protege o cereal da humidade e dos ratos. 

Rui Martins – 5º B
Ano letivo de 2011-12

Sem comentários:

Enviar um comentário