quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Lampantana

Sobre este delicioso prato, podemos ler no site da Câmara Municipal de Mortágua: 
 
"Zona de transição entre a Beira Interior e o Litoral, Mortágua não deixa de ganhar com este seu posicionamento. Lugar de passagem para vários destinos, Mortágua oferece a quem a visita momentos agradáveis, com a sua beleza natural e através da boa gastronomia. 
A LAMPANTANA confeccionada com carne de ovelha, assada em caçoila de barro e servida com batata “fardada” e grelos a acompanhar, é, desde tempos imemoriais, uma das especialidades gastronómicas do Concelho de Mortágua.
Dos inúmeros rebanhos de gado lanígero que outrora pastavam pelas abundantes encostas de urze do concelho de Mortágua terá surgido o ingrediente fundamental à qualidade deste prato forte e suculento que em dias de festa era, e continua a ser, rei à mesa, por Terras de Mortágua.
Embora desconhecendo com rigor científico a origem desta iguaria, são várias as histórias que guardamos das anteriores gerações e que a procuram explicar. Conta-se que, aquando da passagem das tropas napoleónicas pela região, as populações teriam envenenado as águas para matar as tropas invasoras. Como era preciso cozinhar a carne, terá sido utilizado, como recurso, o vinho. Da aliança entre estes dois ingredientes terá resultado este prato de excelência, cujo segredo na confecção e no tempero foi sabiamente guardado e perpetuado até nós.

E sendo a lampantana um prato de tão simples preparação e ao alcance de todos nessa época, porque no nosso Concelho quase toda a gente tinha rebanhos, não tardou que fosse conhecida apresentando-se desde então nas mesas fartas nos dias das grandes festas das nossas aldeias."

Sem comentários:

Enviar um comentário