terça-feira, 8 de maio de 2012

Armas do concelho de Mortágua


    As armas do Concelho de Mortágua apresentam em campo de prata, cinco faixas ondeadas de azul, distanciadas igualmente. Bordadura de negro arregada de oito pinhas de ouro realçadas de negro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres “Vila de Mortágua” a negro.
     Estas formas e estas cores têm um significado. São pensados tendo em conta o Concelho. Por isso, é a demonstração singular de uma terra única. 
     Mostram que o concelho constituiu em épocas remotas uma bacia de água, e a riqueza agrícola dos seus extensos pinhais. Assim:
A água, a grande quantidade que houve e que há na região dominada pela Vila de Mortágua, é representada pelas faixas onduladas de prata e azul, que significam humildade e riqueza, lealdade e caridade.
A terra, a riqueza do solo, é simbolizada pelo esmalte negro, significa firmeza e honestidade.
As pinhas, simbolizando uma das principais fontes de riqueza local, a ouro esmaltado que significa fidelidade, constância, poder e nobreza.
A coroa mural de prata de quatro torres é indicativo da categoria de Vila.
Bandeira do Concelho de Mortágua: Como as peças que constituem estas armas são as pinhas de ouro e a indicação de água que é azul, a bandeira é esquartelada de amarelo (que representa ouro) e de azul. Cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança douradas.
E desta forma, estas Armas só poderiam ser “ As nossas Armas”.
Aprovado pela Portaria nº. 7592, do Ministério do Interior, publicada no Diário da República, I Série, nº. 123 de 3/06/1933.
Fonte: CMM 

Sem comentários:

Enviar um comentário