sábado, 28 de abril de 2012

Ponte antiga em Macieira, freguesia de Pala

        Por volta do ano de 218 a.C., os Romanos invadiram a Península Ibérica e em Mortágua também se verificou a sua passagem. Nesta região, a romanização deixou-nos vestígios de obras de engenharia.
    No que diz respeito às vias de comunicação, os Romanos tinham uma rede principal que interligava todo o Império Romano, estradas secundárias que ligavam os povoados às grandes vias e caminhos agrícolas ou de acesso privado. Em relação às existentes na região, o Dr. Assis e Santos diz no seu livro Mortalacum que «(...) o mais provável é que existissem duas rotas de trânsito romano - uma por Cercosa, Gondelim e Penacova, outra por Santo António do Cântaro, Botão e Eiras. A existência de uma carreira no Galhardo, outra em Cercosa e outra em Vale de Ana Justa assinalam a passagem por estes locais de uma rota de trânsito romano».
    Na minha localidade de Macieira, freguesia de Pala, encontra-se uma ponte muito antiga sobre a ribeira de Vila Pouca. Fará parte dos imensos troços de vias romanas espalhados pelo país? O povo refere-a como romana
    Está ao abandono. Gostava muito que fosse estudada pelos investigadores para ficarmos a saber em que contexto histórico foi construída.

Luís Pinto, 5.º D
Ano Letivo 2011-2012                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário