domingo, 15 de abril de 2012

A Lampatana

Há cerca de 60 anos atrás, pelo Carnaval, uma senhora chamada Angelina, residente na povoação da Marmeleira, teve a ideia de improvisar para a refeição um “prato” surpresa.
Este constou dos seguintes ingredientes : carne, um pouco de colorau, pimenta, cebola picada, sal, folhas de louro, azeite e vinho.
Estes ingredientes foram levados ao forno em caçoila de barro preto e regados de vez em quando com bom vinho da região, enquanto era assada.
Todos apreciaram a carne assim preparada, mas acharam que esta especialidade deveria ter um nome.
Como as sementeiras, as colheitas e quase todos os trabalhos agrícolas são uma faina sã e como nessa época ainda havia entre nós, “beirões” de Mortágua e especialmente nos trabalhos de campo havia um sotaque “xim”, isto é, pronúncia do S por X, a  especialidade foi “baptizada” por Xanfana que traduz Faina Sã. Nesta época era o prato favorito dos dias de festa das aldeias da região da Irmânia.
Também lhe foi dada outra designação, que teve origem nas festas da “Escola Livre” (Centro Democrático de Educação Popular da Marmeleira) durante a conversa entre pessoas intelectuais, professores, etc...
Designou-se então, por Lampantana, em que:
  • lana, lã, ovelha/carne
  • pane, pão, com que se come
  • ana (diminutivo de angelina)
Portanto, a xanfana, é uma especialidade de Mortágua e é muito saborosa e apreciada por outras pessoas que vêm até cá só para a provar!
Uhm! Que boa que ela é!... Venham à nossa Terra e deliciem-se com este saboroso prato da nossa gastronomia.

Bibliografia: Dr. José de Sousa Baptista
Trabalho realizado por alunos do 1.º, 2.º e 4.º anos, ano letivo de (?)

Sem comentários:

Enviar um comentário