sábado, 9 de junho de 2012

Exposição "Património de Mortágua"

        Entre os dias 23 e 30 de maio esteve patente na Biblioteca Escolar da Escola Básica 2/3 Dr. José Lopes de Oliveira, a exposição «Património de Mortágua» promovida pelos professores responsáveis pelo Clube do Património e pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas. A abertura da Exposição contou com a dignificante presença dos membros da Direção do Agrupamento, com a prestimosa participação do senhor Armando Simões e, posteriormente, com a dos alunos colaboradores do Clube. Sendo a gastronomia local um produto cultural, na ocasião todos se deliciaram com as maravilhosas iguarias mortaguenses. Durante a semana, os dias foram preenchidos com a realização de visitas pelos alunos à Exposição.
     A mostra reuniu muitas fotografias de paisagens naturais e humanizadas, objetos e utensílios antigos do meio rural e de uso doméstico, desde a cestaria, olaria, latoaria, trajes e bordados regionais que ilustravam, sob as mais diversas abordagens, o património material e imaterial. Foi com muita satisfação e orgulho que os alunos ali divulgaram trabalhos fruto de pesquisas realizadas no âmbito do «Clube de Património de Mortágua».
     Toda a envolvência da mostra convidou os visitantes a imaginarem formas de vida de outrora, a reviver usos e costumes que se alteraram ao longo dos tempos e a descobrir outros que ainda permanecem e fazem parte da nossa vivência quotidiana.
       Foi, de facto, uma experiência visual e narrativa enriquecedora, a avaliar pelo interesse manifestado pelos visitantes e colaboradores, sob a orientação das professoras organizadoras, com a colaboração da equipa da Biblioteca Escolar da E.B. 2,3 Dr. José Lopes de Oliveira e, ainda, da responsável do clube «A Arte na Escola». Esta, gentilmente, emprestou um razoável número de objetos tradicionais que despertaram a atenção e o gosto dos mais distraídos.
       Trabalhar os bens do património na Escola fortalece a relação da comunidade com os valores históricos e culturais, reforça a consciência coletiva para a sua salvaguarda e desperta, em cada interveniente, o desejo para uma mudança de atitude face ao património, contribuindo para um desenvolvimento sustentado.
       Cremos que, com as aprendizagens adquiridas, os objetivos foram plenamente atingidos. Fazemos votos que se repitam!

                               Professoras  Elisabete Oliveira e Liliana Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário